Sustentabilidade em debate no Conselho de Turismo da CNC

Sustentabilidade em debate no Conselho de Turismo da CNC

A diretora presidente da Pires e Associados, Anita Pires, participou do debate sobre Desenvolvimento Sustentável e Turismo na reunião do Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), realizada no dia 20 de fevereiro, no Rio de Janeiro. O tema foi apresentado pelo professor PhD da University of Southern Califórnia e da Fundação Getulio Vargas Jonathan Van Speier.

“Não há como dissociar a discussão do turismo e da sustentabilidade, desde a questão dos hotéis e restaurantes sustentáveis, eventos verdes, até a importância do turismo na preservação do meio ambiente e da cultura de um lugar, gerando desenvolvimento sustentável”, resume Anita, que também é vice-presidente do Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC.

Desenvolvimento Sustentável do Turismo

Para Jonathan Van Speier, o grande desafio para o desenvolvimento sustentável é sua operacionalização, ou seja, incorporar a sustentabilidade nos processos produtivos e sociais. Mas ele acredita que a atividade turística oferece uma combinação de elementos que facilitam a realização do desenvolvimento sustentável, uma vez que os principais destinos turísticos mundiais se destacam pela valorização do patrimônio cultural e pela preservação ambiental. “O turismo possui relação simbiótica com o ambiente, tanto com os ecossistemas dos quais depende para a sua viabilidade – já que utiliza recursos naturais como o sol, o mar -, como também com a cultura local, com tradições, festas, música e artesanato, que atraem o turista”, afirma o professor, especialista nas abordagens teóricas e práticas do desenvolvimento sustentável.

Para Speier, o turismo sustentável precisa atender às necessidades dos turistas e da população anfitriã, respeitando os limites ambientais e sem gerar impactos sociais negativos. Diferente de outras atividades em que o produto final é exportado, no turismo o consumidor vem ao destino turístico, o que gera desenvolvimento local, tanto em aspectos de infraestrutura, quanto no desenvolvimento social e humano. “Destinos turísticos se desenvolvem através da indústria do turismo sustentável, que é uma maneira, inclusive, de diminuir a pobreza”, explica Speier. Vendo na atividade um potencial de promover o crescimento econômico e o desenvolvimento social, com responsabilidade ambiental, Speier propõe um modelo, uma ferramenta, para analisar, planejar e operacionalizar o desenvolvimento sustentável do turismo.

Turismo e sustentabilidade – tema de estudo em 2013

O tema Turismo e Sustentabilidade é um dos estudos estratégicos programados pelo Conselho de Turismo da CNC para 2013. Diferentes aspectos serão aprofundados em palestras e debates com especialistas durante as reuniões do Conselho. Serão mais de 10 palestras, com início em fevereiro e término previsto para julho deste ano, que vão gerar uma publicação com as conclusões do estudo.

Fotos: Christina Bocayuva

(Com informações da CNC e Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC BRASIL)




Artigo publicado em:
26/02/2013
Categorias:
Turismo
Tags:
, ,



Veja também:

Nenhum comentário
  • Joao Ernesto Perego
    Publicado em 09:52h, 27 fevereiro Responder

    Sou estudante do terceiro semestre de Turismo e estou bastante otimista em relacao ao setor do Turismo.

Deixe um comentário

Começar Conversa
Podemos te ajudar?
🔹 Olá, bem-vindo(a) à Pires Inteligência em Destinos!

Sou Jeanine Pires. Me fala como posso retornar sua mensagem de acordo com o que você precisa.
Aguardo ansiosamente para transformar suas ideias em realidades excepcionais!

Equipe Pires Inteligência em Destinos