A captação de eventos é uma das melhores formas de incrementar os resultados financeiros da rede hoteleira - Pires Inteligência em Turismo
Customize Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

A captação de eventos é uma das melhores formas de incrementar os resultados financeiros da rede hoteleira

A captação de eventos é uma das melhores formas de incrementar os resultados financeiros da rede hoteleira

Anita Pires em entrevista sobre captação de eventos

A Pires & Associados lançou recentemente o guia gratuito sobre captação de eventos para hotéis e resorts, que, segundo publicou a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, “tem todas as orientações para alcançar os melhores resultados no segmento”.

Em entrevista para o FBHA News, a diretora da Pires & Associados, Anita Pires, falou sobre o que motivou a produção do Guia de Captação de Eventos para Hotéis e Resorts, disponível para download gratuito.

“Investimos na criação deste material educativo para que, por meio da profissionalização, o setor continue em crescimento e o mercado amplie a percepção de que não há mais espaço para amadorismo”, declara a diretora Anita Pires.

Confira a seguir a íntegra da entrevista feita por Luciana Rivoli para a FBHA.

O que motivou a criação do Guia?

Despertar um interesse cada vez maior em desenvolver a área de captação de eventos em hotéis e resorts foi o que motivou a criação do Guia de Captação de Eventos para Hotéis e Resorts, disponível para download gratuito. É comprovado que captar eventos é uma das melhores formas de incrementar os resultados financeiros dos equipamentos hoteleiros.

O país realiza cerca de 600 mil eventos por ano, segundo II Dimensionamento Econômico da Indústria de Eventos no Brasil (2013), com crescimento médio de 14% ao ano na última década. No atual momento em que muito se fala em crise, a Pires & Associados – captação e consultoria em eventos – investiu na criação deste material educativo para que, por meio da profissionalização, o setor continue em crescimento e o mercado amplie a percepção de que não há mais espaço para amadorismo.

Ao mesmo tempo, acreditamos que compartilhar conhecimento é importante para o fortalecimento do turismo de negócios e eventos. Para que possamos elevar a qualidade dos serviços, precisamos discutir o que fazemos, buscar informações e estar em sintonia com as tendências do mercado. Procuramos dar uma contribuição neste sentido também.

Já existia algo parecido no mercado?

No mercado de captação de eventos, a Pires & Associados foi pioneira, mas, os cursos de turismo e eventos costumam se debruçar sobre o assunto.

Foi feita alguma pesquisa?

Sim, houve um trabalho de analisar o que há publicado sobre o assunto, mas, principalmente, buscamos organizar as informações, o conhecimento e a expertise que desenvolvemos na Pires após mais de 20 anos atuando com captação de eventos. Foram feitas entrevistas com nossa equipe e a diretoria se envolveu diretamente na construção deste conteúdo.

O que os empresários podem esperar do Guia?

O Guia traz informações para começar a estruturar ou incrementar uma estratégia de captação de eventos para hotel ou resort. Para os empresários que atuam na área, é uma ferramenta que motiva a reflexão sobre a prática cotidiana e apresenta orientações para ter melhores resultados. O Guia inclui uma lista com boas práticas que vão ajudar os hoteleiros a conquistar mais eventos e elevar a profissionalização.

Como está hoje o mercado de eventos no setor hoteleiro?

Os hotéis com espaços para eventos — que cada vez existem em maior número — têm cerca de 60% da ocupação oriunda dos eventos. O mercado percebe isso e há uma tendência de que hotéis e resorts invistam e se preparem cada vez mais para receber eventos, seja através da construção ou ampliação de espaços de eventos ou qualificação da equipe, promoção e ações de captação. Mesmo assim, estudos demonstram que a oferta de espaços para eventos é pequena em relação ao crescimento do mercado e a atratividade do país para eventos internacionais com o fortalecimento do dólar. Na nossa empresa, a Pires e Associados, no primeiro trimestre do ano, batemos o recorde no número de eventos captados em mais de 20 anos de atuação.

Existem perspectivas favoráveis para esse segmento?

Sim, muito favoráveis. As empresas, universidades e entidades associativas cada vez mais utilizam os eventos, congressos e convenções como ferramentas de marketing, compartilhamento de conhecimento, motivação de equipes, construção de consenso, lançamento de produtos e serviços. Além disso, à medida em que as universidades e empresas se dedicam cada vez mais à inovação e à pesquisa técnico-científica, os eventos acontecem com maior frequência. Independentemente do tamanho ou natureza do evento, sempre há benefícios para os meios de hospedagem. Aumento da ocupação, locação de espaços, aumento nos gastos de A&B (alimentos e bebidas), geração de receitas com serviços complementares, enfim, os eventos são altamente rentáveis para a hotelaria.

Qual é a melhor fórmula de sucesso em relação a eventos x hotéis/resorts?

Acreditamos na qualificação e profissionalização como caminhos para o sucesso. A realização de eventos é um segmento que está em franco crescimento e ficando a cada dia mais competitivo, o que exige ainda mais profissionalismo de todos os envolvidos na cadeia de eventos. Trabalhar com antecedência, investir em captação, conhecer bem os seus pontos fortes e fracos, conhecer as características dos eventos que pretende captar, entender o momento econômico para identificar os setores com maior potencial, interagir com o trade para buscar soluções de problemas comuns são algumas dicas que apresentamos mais a fundo no Guia de Captação.

Algum país é referência no assunto?

Os Estados Unidos são um país bem preparado, especialmente em termos de infraestrutura, mas também Alemanha, Itália e França são países que se dedicaram ao turismo de negócios e eventos, construíram espaços de qualidade e têm histórico de realização de grandes feiras mundiais.

O que precisa ser melhorado no mercado brasileiro? Infraestrutura/equipamentos, know-how?

Capacitação, profissionalização e infraestrutura. Temos muito pouco espaços de eventos, não somente em São Paulo e Rio de Janeiro, que contam com os maiores, mas também no interior temos destinos atraentes que não conseguem fazer eventos grandes por falta de espaços, linhas aéreas regulares e acesso complicado. Falta visão dos dirigentes públicos de que o turismo de eventos é o que mais cresce no mundo; e traz muito mais geração de recursos do que o turismo de lazer, já que o participante gasta mais. Enfim, falta visão de que a indústria de eventos é democrática, geradora de receitas, tributos e postos de trabalho.

Fonte: FBHA




Artigo publicado em:
16/05/2016
Categorias:
Hotelaria e Eventos
Tags:
, , , ,



Veja também:

Nenhum comentário

Deixe um comentário

ptenesfr