Jeanine Pires comenta a nova versão do Mapa do Turismo Brasileiro
Ouça entrevista da diretora da Pires & Associados, Jeanine Pires concedida à rádio CBN (13/07) sobre a nova versão do Mapa Turístico Brasileiro. Segundo Jeanine, a redução do número de cidades com potencial turístico permite concentração de esforços e recursos para desenvolvimento do turismo.
Mapa do turismo e prioridades
Jeanine também escreveu o artigo a seguir no seu blog Marketing Destinos, na blogosfera do Panrotas.
O Ministério do Turismo apresentou nesta terça-feira (12/07) o novo Mapa do Turismo Brasileiro, uma forma de organizar as cidades como agrupamentos econômicos, já que os critérios de organização foram:
- número de meios de hospedagem formais
- empregos formais nos meios de hospedagem
- estimativa de turistas brasileiros
- estimativa de turistas internacionais
Vale ressaltar que o mapa não é uma comparação, ranking ou classificação de potencialidade turística, é apenas um agrupamento de cidades que possuem desempenho semelhante nos critérios mencionados.
É importante destacar que 29% dos municípios do Mapa são categorizados como A, B e C, e representam 93% da demanda nacional e 100% da demanda internacional. De acordo com a Cartilha da Categorização esses critérios serão utilizados para políticas do setor e como forma de distribuição de recursos públicos. Como esse material foi validado por cada estado, pode ser uma alternativa para decisões também do FORNATUR para tratar com o Ministério sobre a verba descentralizada e como os recursos da pasta chegam aos estados. Mais do que isso, também podem servir de referência para emendas parlamentares, para priorizar investimentos dos estados.
Parece um tema simples, no entanto a inexistência de critérios técnicos (sejam quais forem eles), faz com que os já minguados recursos do MTur não cheguem a muitos municípios ou deixem de ser otimizados para fazer obras ou investimentos que seriam de outra pasta. Vamos torcer para que esse seja um passo inicial para a volta da verba descentralizada e para políticas públicas mais equilibradas em repasses de recursos e conteúdos de promoção.
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