As 10 principais tendências de consumo para 2017

As 10 principais tendências de consumo para 2017

A Euromonitor International divulgou seu relatório ‘The top 10 consumer trends for 2017’, apresentando as principais tendências que irão influenciar o cenário de consumo em 2017.

Dentre elas estão a personalização dos produtos, a valorização da experiência pós-compra, novos modelos de negócios para que a entrega dos produtos se torne cada vez mais rápida, a procura por produtos que aumentem a sensação de segurança do consumidor e que prezem pelo seu bem-estar, o desenvolvimento de produtos que atendam às necessidades da terceira idade (considerando-se que nesse ano quase um quarto da população mundial terá idade superior a 50 anos), a autenticidade oferecida pelo produto, entre outras.

O relatório ainda apresenta as tendências:

Envelhecimento – Uma mudança na narrativa: Consumidores mais velhos estão redefinindo o que significa ser ‘velho’ em termos de estilo de vida. Eles buscam produtos voltados à saúde e beleza e são receptivos aos avanços tecnológicos;

• Consumidores em treinamento: Crianças ganharam um papel mais ativo na decisão de compra, se tornando muitas vezes consultores para as compras da família;

Extraordinários: Os consumidores de tamanhos acima da média em termos de, por exemplo, necessidades nutricionais e tamanho vem exigindo mudanças no mundo da moda, turismo e wearables;

Compras mais rápidas: Marcas respondem aos consumidores impacientes com novos modelos de negócios na entrega de produtos nos ramos da moda, restaurantes e supermercados;

O fascínio da autenticidade: Marcas estão buscando informações locais, alimentos naturais e férias do mundo real;

Identidade em movimento: Consumidores buscam sua identidade no mundo pós-gênero, pensando de maneira mais coletiva, e as marcas estão sendo obrigadas a repensar quem realmente é seu público-alvo;

Personalização: Exemplos de democratização da personalização são abundantes em todo mundo, desde viagens à mídia de informação até roupas e brinquedos;

Pós-compra: A conveniência vai além da satisfação obrigatória das necessidades dos consumidores e começa realmente a prevê-las, incluindo a experiência pós-compra;

Privacidade e segurança: A volatilidade global provoca ansiedade nos consumidores, envolvendo a segurança pessoal e dos seus entes queridos;

Bem-estar como um símbolo de status: Viver de modo saudável tornou-se um status de vida e os bens materiais deixam de ser o único indicador de riqueza.

Levando-se em conta que o ano de 2016 foi marcado por incertezas e que o consumidor respondeu a isso fechando a carteira – fato que levou a uma retração de 2,4% dos gastos globais com consumo – é de se pensar que entender um pouco sobre essas tenências ajudará a reverter esse cenário.

Confira o relatório completo clicando aqui (em inglês) ou acesse o JORNAL PANROTAS (Edição Especial Fórum PANROTAS – de 15 a 21 de março de 2017) com reportagem especial sobre o relatório.




Artigo publicado em:
30/03/2017
Categorias:
Turismo
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