Tecnologia melhora a experiência dos clientes em hotéis, afirma pesquisa da Digital Evolution
Uma pesquisa da Digital Evolution revela que 80% das empresas apontam a transformação digital como sua principal prioridade estratégica e, de acordo com dados da Forbes Insights , quase metade dos CIOs (Chief Information Officer) planejam gastar 50% ou mais do tempo deles em atividades de digitalização até 2021 (em comparação com os 13% atuais). Em geral, a IDC (International Data Corporation) estima que os gastos nesse sentido vão ultrapassar o valor de US$ 2 trilhões em 2019.
O uso de tecnologias melhora os resultados de negócios, reduz os custos e oferece novas possibilidades de experiência para o cliente. Ao mesmo tempo, 62% das empresas acreditam que o ritmo atual de mudança com relação à transformação digital é “rápido demais”, fazendo com que seja difícil acompanhar. A indústria hoteleira também sente essa rapidez e está trabalhando para acompanhar o ritmo frenético atual de inovação. Por isso, ter um plano digital sólido é um dos caminhos para o sucesso.
Como construir uma estratégia digital
As ferramentas digitais utilizadas pelo hotel têm um grande impacto na experiência do hóspede. A tecnologia certa, combinada com a abordagem certa, permitirá que as organizações em todos setores dominem a era digital para conquistarem uma diferenciação competitiva.
Para construir uma estratégia digital algumas ações essenciais. O primeiro passo neste sentido é definir e ampliar a comunicação com os clientes, facilitando o contato direto e o acesso à toda organização para que o atendimento seja o mais breve possível.
Mas além de definir e ampliar é preciso construir e integrar uma comunicação personalizada para a experiência do cliente. Como os clientes usam cada vez mais os canais digitais para interagir com as marcas, é fundamental que os hotéis possam oferecer uma experiência personalizada e omnichannel (convergência de todos os canais utilizados por uma empresa), impulsionando os insights e o engajamento em nível individual.
Outro passo a ser dado é o investimento em uma soluções de mídia compatível com diversas plataformas e sistemas operacionais. Este tipo de solução deve dar suporte aos diversos dispositivos dos clientes (ou seja, smartphones, tablets..), bem como plataformas maiores de interação, como quiosques, para inovar a experiência do cliente com novos pontos flexíveis de contato.
Dados compartilhados por toda a organização
A indústria hoteleira atende milhões de hóspedes que geram, compartilham e consomem uma grande quantidade de dados diariamente. É fundamental que os hotéis aproveitem isso para impactar os resultados e ampliar as possibilidades de experiência para os clientes. Os hotéis podem facilmente capturar o tipo de cliente e o contexto da situação necessários para repensar as possibilidades de engajamento.
E quando falamos em viagens, onde mais de 75% das pessoas consideram seus smartphones fundamentais, de acordo com a pesquisa, os hotéis devem melhorar a experiência móvel do usuário, oferecendo um aplicativo móvel que seja sofisticado e integrado.
O aplicativo deve ser facilmente incorporado a uma infinidade de canais de atendimento e funcionalidades projetadas para engajar e entreter, pois no mundo de hoje, em que parte das pessoas sentem que não podem viver sem o seu smartphone, a mobilidade é parte vital da digitalização.
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