Como o marketing pode ajudar o setor de captação de eventos de seu hotel
Na hotelaria e, principalmente, na área de captação de eventos, o marketing precisa ser seu grande aliado. Se ainda não é, algum erro pode estar sendo cometido.
O setor de captação de eventos é um dos grandes instrumentos para alavancar a receita de hotéis e resorts. Mas a falta de planejamento para captar possíveis parceiros pode significar, sem exageros, um completo caos para o estabelecimento. Existem alguns sinais que demonstram que as ações de marketing de seu empreendimento andam atribuladas ou, o que é pior, não saibam qual caminho seguir. E isso pode significar espaços ociosos, críticas negativas e, consequentemente, perda de receita.
Mas não há motivo para se desesperar. A partir de alguns procedimentos práticos você pode começar a desenhar uma estratégia para reverter o cenário. O site Tambourine, na reportagem “7 signs your marketing is out of control” traz uma lista de dicas para que seu empreendimento possa avançar na área de captação de eventos Confira:
1.Manter um site sempre (bem) atualizado
Pode parecer básico, mas é preciso manter um canal na internet que cative seus possíveis clientes e mostrem o que o hotel ou resort oferece. Atenção ao bom uso de imagens do empreendimento e à atualização da agenda é fundamental.
2. Comunicação com organizadores de eventos
É preciso que sua equipe mantenha um fluxo constante de conteúdo (texto, fotos e vídeos) para que seu seu estabelecimento seja lembrado pelos organizadores no momento da escolha da sede do próximo evento. É preciso estabelecer os “alvos’ (comunidade científica, esportiva, corporativa, etc.) e sempre mantê-los por perto e informados sobre o seu conteúdo, novidades e estrutura.
3. Marketing automatizado
Alguns softwares são grandes aliados na hora de avaliar quais as seções de seu site são mais procuradas – e por quem. Assim, é possível filtrar o interesse dos organizadores ou empresas, alinhando as estratégias para alcançar o público desejado.
4.Metas para o departamento de Marketing
Estabelecer metas para a equipe de marketing e vendas pode parecer redundante, mas é uma forma de estipular quais os degraus o seu grupo precisa avançar naquele período. A dica é criar uma meta de quantos eventos no ano pretende sediar ou para uma nova parceria de um segmento que renda frutos positivos.
5. Promover o destino.
Portar-se como o líder da indústria hoteleira em sua localidade é imprescindível. O setor de marketing de eventos tem a obrigação de criar conteúdo capaz de entreter e informar simultaneamente. Um guia bem elaborado com atrações locais e dicas de restaurantes e estabelecimentos faz com que o hotel e seu conteúdo se tornem referência para os visitantes daquela localidade.
6. Otimizar o site com área exclusiva para organizadores de eventos.
Pesquisa recente realizada pelo site norte-americano Tambourine mostra que empresas procuram imagens ou conteúdo para download que destaquem a eventos já realizados no local. Fotos, vídeos, medidas, plantas, tabelas e até visualização em 360 graus são fundamentais e devem ser inseridas para fácil acesso na página.
7. Possuir um plano de marketing.
Deixamos para o final um dos pontos mais importantes no trabalho de correção das estratégias de marketing para a captação de eventos. Não adianta fazer nenhuma ação se não a empresa não possuir um plano de marketing definido. É preciso saber, primeiramente, onde se quer chegar. Mas não em números relativos, a pergunta que deve ser feita é: onde minha marca tem que estar? Fazer ações “no escuro”, sem dimensionar e traçar claramente o objetivo, é como sair de casa sem saber onde ir.
Esses são apenas sete dos muitos procedimentos que o setor de marketing pode seguir para crescer e conquistar espaço no disputado segmento de eventos. A Pires & Associados, que já possui 24 anos de experiência no setor, preparou um guia completo sobre captação de eventos para a hotelaria. Clique aqui para fazer o download gratuito.
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