Tamanho dos eventos: Saiba por que eventos menores estão se tornando tendência
O tamanho dos eventos associativos tende a diminuir, mas por bons motivos: atender um público mais seleto com maior qualidade e proporcionar uma programação mais direcionada.
Recentemente, a ICCA (International Congress and Convention Association) destacou em seu relatório estatístico mais atual uma mudança nas características de eventos internacionais de associações ou entidades. Estão diminuindo de tamanho, reunindo número menor de participantes. Segundo relatório da ICCA, em 2007, 33% dos eventos de associações reuniram entre 50 e 150 participantes. Dez anos depois, em 2017, o percentual passou para 40%, confirmando a tendência de redução no tamanho dos eventos. No entanto, o relatório da ICCA não identificou queda no número de eventos. Pelo contrário. Foram realizados 346 a mais em 2017 (12.558, um recorde!) em comparação com o total de eventos registrados em 2016.
Um evento menor tende a oferecer ao participante uma experiência mais enriquecedora, com mais atenção para cada congressista, mais ações de envolvimento com conteúdo e até com a concepção do ambiente de modo que possa haver um congraçamento mais efetivo. A ideia de reduzir o tamanho dos eventos também tem relação com a redução dos custos de organização.
A questão de ser mais sustentável é outro fator que influencia na decisão de fazer eventos menores. Torna-se um grande desafio controlar todas as ações de sustentabilidade em um evento de grandes proporções. Mas, seja qual for a motivação, o público é que deve ganhar com isso. Neste caso, por duas razões principais:
– Primeiro, os eventos, sendo menores, certamente serão mais específicos, com temas mais focados, o que torna a participação muito mais produtiva. Elimina-se muitas atividades que podem acabar dispersando ou pouco acrescentando para o que realmente interessa. Nesse aspecto, pode-se deixar de lado muitos elementos estruturais e concentrar esforços e recursos nas soluções que, de fato farão, a diferença.
– E segundo, os eventos tendem a atender nichos e isso se torna um componente importante também para quem está na organização. É um ponto de destaque na estratégia de vendas, assim como ocorre em outros setores da economia. Quanto mais específico e segmentado, maior a certeza de atingir o público-alvo que está realmente interessado no tema do evento e tudo o que diz respeito a ele.
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