Brasil ocupa 1° lugar na preferência dos europeus entre países da América Latina
O Brasil é o destino preferido dos turistas europeus entre todos os países da América Latina. É o que o mostra o novo perfil de mercado da Embratur, disponível no portal Visit Brasil.
As informações compiladas nos documentos tiveram como base os dados mais recentes de 18 países, considerados prioritários para o turismo no Brasil, gerados pelos representantes dos EBTs (Escritórios Brasileiros de Turismo), estudo da Demanda Turística do Ministério do Turismo e da Coordenação de Inteligência Competitiva e Mercadológica do Turismo do Instituto.
O Brasil está entre o primeiro lugar como o destino que turistas europeus mais visitam. Fazem parte: Itália, França e Alemanha. O novo perfil aponta, ainda, que a Espanha possui percentual acima da média europeia nas compras de viagens on-line, representando 64% dos produtos consumidos off-line.
Com relação à Ásia, o perfil do turista japonês que visita o Brasil é composto majoritariamente por aposentados que possuem tempo para viajar em qualquer período do ano, não se limitando ao tempo ou à sazonalidade do mercado. Os segmentos de cultura e ecoturismo e aventura são os de maior interesse do público nipônico.
Turista chileno é o que mais gasta no Brasil entre os latinos
Um ponto positivo foi o que o novo perfil apresenta também que alguns países da América do Sul, como Venezuela e Peru, houve, entre 2015 e 2016, crescimento de 15% no fluxo de turistas ao Brasil. No Chile, 90% dos turistas viajam ao Brasil por motivos pessoais (férias, visitas à família e amigos), enquanto 10% viaja a negócios. A média de gastos por dia do chileno no Brasil é superior a dos demais países da América do Sul.
Outro destaque é para o mercado norte-americano. A pesquisa do EBT mostrou que cresce uma tendência no país que é conhecida por “bleisure”, quando os turistas estendem suas viagens de Negócios para Lazer.
Para o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, “o objetivo principal é munir o todo o trade turístico brasileiro com informações que facilitem a definição de estratégias na hora de fazer planejamentos que visam a aumentar a atração de turistas internacionais”.
De acordo com o coordenador geral de Inteligência Competitiva e Mercadológica, Alisson Andrade, “as informações apresentadas são fundamentais para que aproveitemos o potencial do Brasil, País que tem os patrimônios naturais e a biodiversidade mais ricos do planeta. O objetivo é subsidiar as estratégias de promoção dos destinos brasileiros, assim como auxiliar os empresários a fecharem negócios no exterior. Além disso, os dados podem ser extremamente relevantes para gestores turísticos governamentais”, destacou.
O novo perfil de mercado da Embratur mostra quais são os destinos mais visitados a Lazer e a Negócios no Brasil; malha aérea; gastos diários dos turistas; permanência média; quais os segmentos turísticos preferidos; principais concorrentes do País. Além disso, tendências e oportunidades para comercialização do destino Brasil nos mercados estão entre os itens abordados no documento.
O documento completo pode ser acessado aqui.
Nenhum comentário