Divulgado ranking das 100 cidades mais visitadas do mundo
A Euromonitor International revelou nesta terça, aqui na WTM London, a edição de 2017 do Top 100 City Destinations Ranking, um relatório que aborda as 100 principais cidades do mundo em *chegada de turistas internacionais*.
O relatório deste ano inclui dados de previsão até 2025 e incorpora futuras tendências de viagens, dando uma visão mais aprofundada sobre como as tendências de viagens são apoiadas pelas oportunidades e quais desafios as cidades enfrentam no setor.
O Top 10 da lista:
1. HONG KONG: 26.6 milhões de visitantes
2. BANGKOK: 21.2 milhões de visitantes
3. LONDON: 19.2 milhões de visitantes
4. SINGAPORE: 16.6 milhões de visitantes
5. MACAU: 15.4 milhões de visitantes
6. DUBAI: 14.9 milhões de visitantes
7. PARIS: 14.4 milhões de visitantes
8. NEW YORK: 12.7 milhões de visitantes
9. SHENZHEN: 12.6 milhões de visitantes
10. KUALA LUMPUR: 12.3 milhões de visitantes
Brasil
O Brasil é citado no relatório como um dos maiores mercados da América Latina. Anfitrião da Copa em 2014 e dos Jogos Olímpicos em 2016, obteve um desenvolvimento significativo graças aos dois grandes eventos, entretanto, recentemente, vem enfrentando “tempos turbulentos” na política e na economia do país, que está se recuperando paulatinamente.
Justamente por isso, a única cidade representada no ranking global é o Rio de Janeiro, ocupando a 88ª posição. A cidade contou com um aumento de 12,3% de chegadas no ano, principalmente devido aos Jogos Olímpicos. Saiba mais aqui.
Crescimento do Turismo na Ásia-Pacífico
Hong Kong, a cidade mais visitada do mundo de acordo com o relatório, é beneficiada pela sua localização estratégica e relacionamento com a China; seguida de Bangkok, que ultrapassou Londres em 2015. As cidades asiáticas dominam os rankings de destino global, graças ao aumento de Turismo de saída chinês. Em 2010, 34 cidades da Ásia-Pacífico estavam presentes no ranking da Euromonitor International, número que saltou para 41 cidades em 2017 e deverá crescer para 47 cidades em 2025. A Ásia-Pacífico é uma região de destaque por ter impulsionado mudanças importantes no setor de viagens, de acordo com relatório. A previsão é que Singapura ultrapasse Londres como a terceira a cidade mais visitada do mundo até 2025, tornando o pódio totalmente asiático.
Europa
Já o desempenho das cidades europeias tem sido dificultado por vários eventos nos últimos anos, incluindo a crise da zona do euro e dos migrantes, bem como a Brexit e ataques terroristas. Apesar da incerteza, alguns destinos europeus, em particular a Grécia, a Itália e a Espanha tem se beneficiado por oferecerem clima semelhante a países do Oriente Médio afetados por percalços políticos.
América do Norte
Os controles de fronteira mais fortes podem pesar no desempenho do Turismo da América. Apesar de terem crescido positivamente, as chegadas dos EUA testemunharam uma desaceleração em 2016 devido a uma forte incerteza dólar e política em torno das eleições dos EUA.
Sobre o provedor
A Euromonitor International é o principal fornecedor mundial de inteligência de negócios global e análise estratégica de mercado.
Para saber mais informações do Turismo em outras regiões, você pode solicitar o download do relatório completo.
Por Jeanine Pires, diretora da Pires & Associados – Artigo publicado também no blog Marketing e Destinos.
Nenhum comentário