Estudo inédito revela o impacto da Copa do Mundo de 2014 no turismo brasileiro

Estudo inédito revela o impacto da Copa do Mundo de 2014 no turismo brasileiro

Estudo realizado pela empresa espanhola Foward Data, junto com a Pires & Associados no Brasil, analisou as reservas aéreas para o Brasil durante a Copa do Mundo Fifa 2014 e apresenta resultados inéditos sobre como o evento afetará o turismo brasileiro. A última etapa do estudo inclui análise até o dia 1º de julho, doze dias antes do fim do Mundial. A primeira etapa teve por base análises feitas 120 dias antes do mundial de 2014, seguida de atualizações dos dados feitas a 90 dias, 40 dias, 10 dias e dois dias antes do evento.

A última atualização dos dados tem como destaques:

  • As reservas internacionais para as chegadas ao Brasil durante a Copa do Mundo da FIFA aumentaram 1,85 vezes, com um total de 477.799.
  • O número de reservas para chegadas no Brasil nos meses de junho e julho de 2014 aumentou 1,57 vezes, chegando a um total de 606.387.

Clique para fazer o download:

Etapa 6 – 12 dias para o fim da Copa

Etapa 5 – 2 dias do início da Copa

Etapa 4 – 10 dias do início da Copa

Etapa 3 – 40 dias do início da Copa 

Etapa 2 – 90 dias do início da Copa | English Version 90 days

Etapa 1 –  120 dias do início da Copa do Mundo | English Version 120 days

A Forward Data, criadora do ForwardKeys®, é um fornecedor líder de inteligência operacional de negócios para conselhos nacionais de turismo, cadeias de hotéis, comércio e outras empresas interessadas em monitorar e antecipar o fluxo de viajantes. Isto permite aos profissionais de marketing planejar decisões táticas com base em fatos concretos em relação à demanda e tendências, ajudando a melhorar o desempenho de seus negócios a médio prazo.

Segundo Jeanine Pires, diretora da Pires & Associados, que também é executiva do setor de turismo e ex-presidente da Embratur, este estudo vai oferecer ferramentas para que as lideranças privadas e públicas do turismo nacional desenvolvam estratégias para o setor. O estudo vai oferecer uma perspectiva única sobre as tendências do impacto da Copa do Mundo, quando a demanda aumenta, para que eles possam ajustar suas estratégias. Os dados serão atualizados em uma base regular antes do evento.

De acordo com Olivier Jager, CEO de Forward Data: “Uma empresa de marketing, como Pires & Associados, cujo negócio está diretamente ligado às tendências dos viajantes, necessita da ForwardKeys ® para tomar decisões táticas. A ForwardKeys ® tem um banco de dados global de reservas que permite mapear a demanda por destino, praticamente em tempo real, e por mercado emissor “.

O levantamento indica que, em relação ao mesmo período de 2013, durante os dias de realização da Copa o número de turistas estrangeiros que chegarão ao Brasil por via aérea será cinco vezes maior. A projeção indica que esta será uma Copa de muito sucesso.

De acordo com as reservas, os principais emissores internacionais serão os Estados Unidos, a Alemanha e a Inglaterra. E as três cidades mais visitadas serão Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.

As reservas domésticas para viagens de junho a agosto dispararam, com um crescimento três vezes maior quando comparado com o mesmo período em 2013, e até mesmo com um crescimento nove vezes mais quando se considera o período de 1 a 26 de Junho (incluindo as primeiras etapas do torneio).

De acordo com o estudo, as 12 cidades sede da Copa – Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Fortaleza, Recife, Brasília, Belo Horizonte, Natal, Manaus, Porto Alegre, Cuiabá e Curitiba – vão ter uma aumento significativo no número de visitantes durante a realização dos jogos em cada uma delas.

As reservas para o Rio de Janeiro, por exemplo, mostram um fator de crescimento sete vezes maior para o período entre a cerimônia de abertura e os seis jogos agendados na cidade, com picos de chegada dias antes de cada jogo agendado.

Os turistas com reservas para o Rio de Janeiro são principalmente dos EUA (21%), Inglaterra (8%) e Argentina (7%).

O estudo aponta que, como ocorreu na África do Sul, a tendência é que o ritmo de reservas aéreas diminua à medida que o evento vai se aproximando, pois os viajantes fizeram suas reservas muito cedo. O estudo também destaca que os brasileiros que viajarão para o exterior este ano devem mudar o ritmo tradicional, a fim de atender às fases finais do torneio no Brasil.

Sobre a Forward Data:

Forward data SL – uma empresa de dados e pesquisa de mercado, com foco na inteligência de viagens e serviços para apoiar executivos com poder de decisão na indústria de turismo: Organizações de Gestão de Destinos (DMOs, na sigla em inglês), hotel, resorts…

ForwardKeys.com – é um banco de dados global de reservas, que monitora fluxos de viajantes e tendências em tempo real. A Forwardkeys.com mapeia a demanda do turismo global aproveitando diariamente as reservas aéreas em todo o mundo.

A ForwardKeys.com leva para os profissionais de marketing as tendências e planos do passageiro de viagens aéreas, combinando cinco bilhões de reservas/modificações, emitidos por 180.000 agências de viagens online e off-line em todo o mundo.

Sobre a Pires & Associados:

A Pires & Associados tem 20 anos de atuação no mercado de turismo e é especializada em inteligência comercial e consultoria em turismo. Coordenada por Jeanine Pires, executiva do setor de turismo e ex-presidente da Embratur, a empresa é a responsável no Brasil pela análise e divulgação da pesquisa.

Mais informações entre em contato com Online Comunicação Empresarial – 21 2247-2168 – online@onlinecomempresarial.com.br.

Veja abaixo ou clique aqui para fazer o download do Estudo “Como a Copa do Mundo 2014 vai movimentar o Turismo Brasileiro – a 12 dias do fim da Copa

[pdf issuu_pdf_id=”140711214153-c6bc5e3e650c45a0ab9f4fae1ab72028″ layout=”1″ width=”630″ height=”473″ bgcolor=”FFFFFF” allow_full_screen_=”1″ flip_timelaps=”6000″ ]

Veja abaixo ou clique aqui para fazer o download do Estudo “Como a Copa do Mundo 2014 vai movimentar o Turismo Brasileiro – a 2 dias do início da Copa

[pdf issuu_pdf_id=”140623124612-ab0412cf89474f51bb4300840f168790″ layout=”1″ width=”630″ height=”473″ bgcolor=”FFFFFF” allow_full_screen_=”1″ flip_timelaps=”6000″ ]

Veja abaixo ou clique aqui para fazer o download do Estudo “Como a Copa do Mundo 2014 vai movimentar o Turismo Brasileiro – a 10 dias do início da Copa

[pdf issuu_pdf_id=”140610194244-8eacb947a9dd4032bc5b4af57698c497″ layout=”1″ width=”630″ height=”473″ bgcolor=”FFFFFF” allow_full_screen_=”1″ flip_timelaps=”6000″ ]

Veja abaixo ou clique aqui para fazer o download do Estudo “Como a Copa do Mundo 2014 vai movimentar o Turismo Brasileiro – a 40 dias do início da Copa”

[pdf issuu_pdf_id=”140520180116-819dce02e09447f3bb94fb326a3a4c78″ layout=”1″ width=”630″ height=”473″ bgcolor=”FFFFFF” allow_full_screen_=”1″ flip_timelaps=”6000″ ]

Veja abaixo ou clique aqui para fazer o download do Estudo “Como a Copa do Mundo 2014 vai movimentar o Turismo Brasileiro – a 90 dias do início da Copa”

[pdf issuu_pdf_id=”140505125037-2a57ac146f044221ad1743e0669f70ca” layout=”1″ width=”630″ height=”473″ bgcolor=”FFFFFF” allow_full_screen_=”1″ flip_timelaps=”6000″ ]

Veja abaixo ou clique aqui para fazer o download do Estudo “Como a Copa do Mundo 2014 vai movimentar o Turismo Brasileiro – a 120 dias do início da Copa”

[pdf issuu_pdf_id=”140328124706-266830669d4644ddb3a90e8781478308″ layout=”1″ width=”630″ height=”473″ bgcolor=”FFFFFF” allow_full_screen_=”1″ flip_timelaps=”6000″ ]

Publicado em 28/03 e última atualização em 23/06/2014.




Artigo publicado em:
02/05/2014
Categorias:
Turismo
Tags:
, , , ,



Veja também:

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Começar Conversa
Podemos te ajudar?
🔹 Olá, bem-vindo(a) à Pires Inteligência em Destinos!

Sou Jeanine Pires. Me fala como posso retornar sua mensagem de acordo com o que você precisa.
Aguardo ansiosamente para transformar suas ideias em realidades excepcionais!

Equipe Pires Inteligência em Destinos