ForEVENTOS busca autorregulamentação do setor
No último dia 3 de junho, o ForEVENTOS – Fórum das Entidades do Setor de Eventos reuniu membros em São Paulo para dar continuidade aos estudos para a criação da autorregulamentação do setor. E, para fazer benchmark, convidou o CENP – Conselho Executivo das Normas-Padrão, como uma das referências no assunto e por possuir semelhança com o setor de eventos. O encontro reuniu representantes de dez entidades do mercado. A diretora da Pires & Associados, Anita Pires é uma das fundadoras e atual vice-presidente de Articulação Política do ForEventos, representando a Academia Brasileira de Eventos e Turismo neste Fórum que reúne as principais entidades nacionais do setor de eventos.
Sob o slogan “Autorregulação. Se não tem respeito, não tem negócio”, os convidados Ernesto Morita, advogado do CENP, e Oscar de Mattos Junior, diretor de Relações Institucionais, explicaram sobre a atuação da entidade e seu histórico na criação das normas-padrão e dos ajustes das relações comerciais da publicidade brasileira. O encontro serviu como inspiração para aprofundamento dos estudos em andamento pelo Grupo de Trabalho do Fórum, formado especialmente para esse assunto.
“É um desafio, mas o Fórum reúne as partes importantes do setor: agências, organizadores, fornecedores, clientes e acadêmicos pesquisadores. Precisamos agora encontrar o nosso modelo de negócio para autorregulação, buscando reunir as boas práticas que já existem e os códigos de ética do mercado, convidar os especialistas para depoimentos e colaboração para preencher as lacunas existentes. O resultado obtido deverá ter a concordância e o comprometimento dos membros do ForEVENTOS para sua prática, pois, como diz o CENP, o diálogo é fundamental”, afirma a presidente do ForEVENTOS, Elza Tsumori.
Paralelamente, diversas entidades participantes do Fórum já executam ações que irão colaborar nesse caminho, como a ABEOC – Associação Brasileira das Empresas de Eventos, com projetos na área tributária (Nota Fatura), o desenho de normas gerais para licitações e ações pela autorregulação; a Academia Brasileira de Eventos e Turismo, que elabora um Trend de Eventos e Turismo para 2025-2030, a ser concluído nos próximos meses; e a AMPRO – Associação de Marketing Promocional, com o projeto Workshops de Valor, que realiza encontros com agências, fornecedores e clientes pelo Brasil para a disseminação de boas práticas comerciais.
A próxima reunião desse grupo de trabalho, liderado pela ABEOC, AMPRO, ABRAFEC -Associação Brasileira dos Fornecedores de Eventos Corporativos e ABRACE – Associação Brasileira das Montadoras e Locadoras de Estande está agendada para 29 de julho, durante Workshop de Valor da AMPRO, em São Paulo. Já a nova reunião geral do ForEVENTOS deve acontecer em 3 de agosto, durante a Brazil Promotion, também na capital paulista.
O ForEVENTOS é um fórum de articulação estratégica do setor de eventos, de caráter permanente e transversal, que atua por meio de ações e projetos, visando o fortalecimento econômico, social e político da cadeia de valor da indústria de eventos. Foi criado em julho de 2011 para discutir assuntos de interesse comum do mercado de eventos e, com a integração das entidades da área, conseguir um desenvolvimento mais organizado do mercado. Atualmente é composto por 21 entidades de representatividade nacional – ABEOC, ABETA, ABIH, ABR, ABRACE, Academia Brasileira de Eventos e Turismo, ABRACCEF, ABRACORP, ABRAFEC, ALAGEV, AMPRO, BITO, CBC&VB, EVENTPOOL, FBHA, FOHB, IFEA, MPI Brazil, SKÄL Brasil, SPC&VB e UNEDESTINOS.
Nenhum comentário