Governo do Rio de Janeiro lança medidas para atrair eventos
Em entrevista ao jornal O Globo, a diretora da Pires & Associados, Jeanine Pires, ex-presidente da Embratur e consultora de turismo, destacou que o Rio de Janeiro tem vantagens competitivas na atração de eventos.
A reportagem, publicada no último dia 10 de março, trata do pacote que o governo estadual está lançando para atrair eventos para o estado.
O pacote de estímulos inclui ajustes tributários específicos, como o fim da cobrança de ICMS antecipado a participação de feiras no Rio; uma grande convenção para o setor de feiras e eventos para o segundo semestre de 2019; o lançamento do programa Rumo ao Rio, de apoio à captação de eventos para o estado; e estudo para reduzir o ICMS sobre querosene de aviação, de acordo com o secretário estadual de Turismo, Otávio Leite. No fim de 2018 já havia sido sancionada a Lei 8.266/2018, a chamada Lei do ICMS, que garante 100% de isenção do valor investido por empresas em projetos culturais e esportivos, contra 80% anteriormente.
Na entrevista ao O Globo, Jeanine Pires ressaltou as vantagens do Rio na atração de eventos disse acreditar que o estado avançou em quantidade e qualidade na hotelaria e em produtos turísticos. Tem capacidade ociosa para receber mais voos. “E é o tipo de cidade para onde um turista estrangeiro pode voltar várias vezes, como Paris e Nova York”, disse Jeanine. “Mas a falta de promoção, de investimento, junto com a crise, freia esse processo”, completa.
Sobre a questão da capacidade ociosa para receber mais voos, citada por Jeanine, o secretário Otávio Leite disse na reportagem que aposta na criação de uma malha de voos dentro do estado, para cidades como Parati, Resende e Itaperuna. Hoje, os dois aeroportos regionais em operação são os de Campos dos Goytacazes, no Norte fluminense, e o de Cabo Frio, na região dos Lagos. Já os voos regulares para o aeroporto de Macaé foram suspensos pelas aéreas em 2016 e passa por obras de renovação.
A reportagem completa está disponível para assinantes no site de O Globo.
Sobre Jeanine Pires
Professora e empresária, tem 19 anos de experiência em turismo e eventos. Diretora da Pires & Associados e da MATCHER Travel Business.Suas principais atividades são a realização de Planos de Marketing de Destinos Turísticos e palestras no Brasil e no exterior. Presidiu a EMBRATUR de 2006 a 2010, onde também foi Diretora de Turismo de Negócios e Eventos. Liderou o trabalho de promoção do Brasil como destino turístico no exterior, os programas de captação de eventos internacionais e a agenda de promoção do Brasil de 2003 a 2010. Participou da elaboração do Plano Aquarela – Marketing Turístico Internacional do Brasil em 2005 e também coordenou sua versão para 2020. Nos Convention & Visitors Bureaux de Maceió e Recife como diretora executiva, desenvolveu os programas de marketing de lazer e eventos para aquelas cidades entre 1997 a 2002.
Nenhum comentário