Jovens brasileiros preferem gastar com viagem do que com ensino superior
Pesquisa da Booking indica que seis em cada dez brasileiros da faixa etária entre 16 e 24 anos, que formam a chamada Geração Z, estão mais propensos a gastar com viagem do que com ensino superior. Viajar e conhecer o mundo é o item mais importante na hora de gastar seu dinheiro para 81% dos entrevistados.
No total, 64% acreditam que sempre vale a pena investir em viagens e comparado a outros gastos para os próximos cinco anos. No ranking elaborado a partir dos dados da pesquisa, a opção de economizar para investir em ensino superior ou treinamento profissional está em segundo lugar (79%), enquanto que o gasto com roupas, sapatos e acessórios de marca ficou em último.
Entre os entrevistados, 76% afirmam que a oportunidade de viajar a trabalho é importante ao escolher um emprego. Já 71% responderam que são atraídos por um trabalho onde eles possam vivenciar outras culturas.
Outro ponto importante levantado pela Booking diz respeito ao modo como os brasileiros da Geração Z viajam. Muitos (47%) acabam viajando com suas famílias porque ainda não conquistaram sua independência financeira que lhes garanta recursos para “voos solos”.
Sobre isso, o estudo atesta que independência é uma questão importante para a Geração Z. Um terço desses jovens brasileiros (30%) planeja fazer uma viagem sozinho pelo menos uma vez nos próximos dez anos. Um terço (28%) afirma ainda que não quer companhia ao viajar (percentual maior do que qualquer outra faixa etária, à frente de 25% dos millennials, 23% da Geração X e 16% dos baby boomers), enquanto 13% gostariam de fazer um mochilão ou passar um ano sabático também sozinhos.
Na tabela a seguir, você confere os dados levantados pela Booking que mostram a preferência da Geração Z brasileira por investir em viagem, maior inclusive que dos dados globais levantados pelo aplicativo.
Para onde vão os gastos da Geração Z nos próximos cinco anos |
Viajantes globais |
Viajantes brasileiros |
Viajar e conhecer o mundo |
65% |
81% |
Investir em ensino superior/ treinamento profissional |
60% |
79% |
Economizar para comprar uma casa/ propriedade |
60% |
70% |
Economizar para aposentadoria |
51% |
56% |
Gastar em experiências ou produtos ecologicamente corretos |
46% |
50% |
Economizar para casamento/ união civil |
42% |
42% |
Comprar novos produtos tecnológicos |
33% |
36% |
Comprar roupas/ calçados/ acessórios de marca |
33% |
26% |
Com informações do Panrotas
Nenhum comentário