O turismo que conta histórias - Pires Inteligência em Turismo
Customize Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

O turismo que conta histórias

O turismo que conta histórias

Muito explorada pelos profissionais de marketing e publicidade, mas ainda pouco utilizada no Brasil, a técnica do Storytelling já é popular na promoção de destinos turísticos mundo afora.

O Storytelling, como o nome já sugere, é, basicamente, a capacidade de contar histórias, sendo uma combinação de conteúdo visual e elementos sonoros, através dos quais é transmitida uma narrativa que possui o objetivo de provocar sensações no espectador.

É uma venda indireta. Por possuir caráter persuasivo, o Storytelling aproxima a marca do consumidor, através das emoções.

No turismo, a técnica ganha uma força ainda maior. O impacto positivo é formado por uma ideia simples: todo lugar tem histórias pra contar e toda viagem memorável se transforma numa história. Sejam elas contadas por quem vive no destino ou por quem esteve no destino a passeio, turistas, moradores, agentes de turismo ou trabalhadores de um mesmo destino possuem histórias que convergem a partir do momento em que estão no mesmo lugar.

Sendo assim, como o Storytelling pode ser usado no marketing de destinos? Através do compartilhamento de experiências. Uma das tendências dos novos turistas, o apreço pela experiência, por viver o destino e não só caminhar por ele, é uma das guias na construção de novas práticas do turismo. As vivências narradas são colocadas sob uma ótica individual, o que sensibiliza ainda mais e nos lembra de que cada experiência em um destino é particular.

A técnica no turismo também é aplicada por meio da narrativa da história do destino. Através do protagonista, há oportunidade de serem citadas as particularidades do destino, sua unicidade cultural, natural, características da sua gente e elementos que moldam a identidade do lugar. Com objetivo não só de tornar conhecidas as especificidades de uma cidade, região ou país, mas também de ambientar o espectador e convidá-lo a experienciar o que há de único no destino.

Mais um acréscimo do método aplicado à promoção de destinos é a diferença entre a relação existente entre pessoas e uma marca e entre pessoas e um destino. O Storytelling no turismo nos aproxima de um lugar, seja ele uma pequena vila no interior ou uma cidade cosmopolita, e um lugar é sempre um destino alcançável, real, com histórias e pessoas reais. A tangibilidade da narrativa é que promove a ida ao destino em foco. Todo lugar tem sua história e há sempre alguém querendo vivê-la também.

É uma das técnicas mais eficientes para promoção de destinos. Abaixo, um exemplo do Storytelling aplicado ao marketing de destinos na narrativa de um garoto que vive na Serra da Estrela, em Portugal.

Por Jeanine Pires, diretora da Pires & Associados – Artigo publicado também no blog Marketing Destinos.




Artigo publicado em:
21/12/2016
Categorias:
Turismo
Tags:
, ,



Veja também:

Nenhum comentário

Deixe um comentário

ptenesfr