O Event Festival reuniu entre 04 e 07 de maio no Centro Internacional de Eventos Costão do Santinho, em Florianópolis, cerca de 100 produtores e organizadores de eventos de todo o país e da Argentina para três dias de muito networking e palestras. Os convidados conheceram o novo Açores Espaços de Eventos, que reúne 11 espaços multifuncionais para congressos, fóruns, casamentos e demais atividades. Em fevereiro, foi construído um espaço para 520 pessoas, e recentemente foram realizadas diversas melhorias nas salas já existentes. O próprio presidente do resort, Fernando Marcondes, assinala que investe de R$ 4 a R$ 5 milhões ao ano nas estruturas de eventos.
O evento teve palestras e debates com a participação do diretor-presidente do Costão do Santinho, Fernando Marcondes de Mattos, da sócia-diretora da Umbigo do Mundo, a publicitária Marina Pechlivanis, do vice-presidente do Rock in Rio, Paulo Fellin, do presidente do Grupo Abril, Walter Longo e da jornalista de economia da Rede TV, Salette Lemos. Além das palestras e atividades recreativas, os participantes assistiram a um show da cantora Maria Rita, montado exclusivamente para o evento.
De acordo com Rubens Régis, diretor comercial do Centro Internacional de Eventos Costão do Santinho, o evento superou todas as expectativas. “Foi um projeto idealizado que deu certo”, diz Régis. “Além de discutir tendências do setor e promover nosso resort, também permitiu uma saudável troca de ideias e uma maior integração com quem promove eventos no país”, conclui Régis em declaração ao Mercado e Eventos, destacando que uma nova edição Event Festival para 2018 será preparada.
Fernando Marcondes abriu os trabalhos na sexta-feira (05/05). Em sua fala, citou os credos que mobilizam o empreendimento que alcançou 25 anos de existência em 2016. “Patrimônio ambiental é o coração do resort, além das raízes da história de 5 mil anos dos indígenas que povoavam a região”. Em seguida, o presidente do Grupo Abril, Walter Longo, iniciou com um alerta: “Gestão é dividir o tempo entre pendência e tendência”. Para o executivo ganha quem gera tensão nas marcas associando valores antagônicos como estilo e conforto, tradição e inovação. O entusiasmo e a experiência do produtor de eventos Paulo Fellin foram levados ao público do Event Festival. Em 2001 Roberto Medina, idealizador do Rock In Rio, o convidou para atuar na volta do festival que em 1985 colocou o Brasil na rota das grandes turnês mundiais. Desde então, esteve em todas as edições do evento: não só no Brasil, mas também em Lisboa e Madri, na Europa, e Las Vegas, nos Estados Unidos.
No sábado (06/05), a fundadora da Umbigo do Mundo, Marina Pechlivanis, falou sobre Gifting & Compliance, mostrando ao público como ser ético sem deixar de ser criativo. Sua palestra mostrou o que os 25 anos de mercado de presentear clientes e stakeholders de grandes marcas deixaram como ensinamentos. “Há uma linha tênue entre presentear e realizar propina, acertar e exagerar, além de o poder mágico de gerar vínculos através de presentes”, comentou. Salette Lemos finalizou as discussões de forma contundente, mostrando que não há crise econômica no Brasil, e sim, uma crise ética e cultural. Demonstrou em dados estatísticos que não é a performance econômica e nem o Governo os culpados e sim, cada brasileiro em suas rotineiras atividades. Criticou o excesso de informação da atualidade e mostrou a diferença entre informação, que aliena, e conhecimento, que acende as luzes na consciência.