Seminário debate a utilização do Live Marketing nos eventos
O Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), promoveu, no dia 8 de agosto, o seminário Live Marketing – A Nova Inteligência para Marcas e Cidades.
Abrindo o encontro, que dá continuidade à série Turismo – Eventos em Debate, o secretário executivo do Cetur, Eraldo Alves da Cruz, ressaltou que os seminários têm discutido os principais desafios e cenários do segmento de eventos. “É um segmento não apenas importante para o turismo como para a economia brasileira. Entendemos que o live marketing é uma ferramenta poderosa para ampliar a interação com o público, gerar empatia com o cliente e potencializar vendas”, afirmou.
Iniciando o debate, a professora Marisa Canton, da Fundação Getulio Vargas (FGV) de São Paulo, disse que ali seriam discutidos conceitos, formas de fazer e instrumentos do tema proposto, destacando que o live marketing é uma estratégia poderosa na realização dos eventos. Já o colunista do jornal O Dia e do site Promoview, Tony Coelho, fez uma retrospectiva da publicidade, falando sobre a indústria e o mercado consumidor das últimas décadas e as ferramentas de live marketing. “O objetivo é gerar maior engajamento das pessoas, e o live marketing explora sensações sinestésicas através da experiência”, disse.
Já Leila Bueno, presidente da Associação de Fornecedores de Cenografia (Abrafec), abordou como a arquitetura cenográfica também pode funcionar como ferramenta para promover as experiências nos eventos. Para ela, é preciso estimular, causar impacto, mesmo com pouco recurso. “É possível criar com verbas mais tímidas, com criatividade. Mas é preciso desejar e ser genuíno naquilo que pretende entregar”, frisou.
O segundo painel começou com a apresentação do sócio-diretor da agência Etna e presidente da Associação de Marketing Promocional (Ampro), Wilson Ferreira Junior, que falou sobre os eventos no contexto da “magia do encontro”. Além de exemplificar os vários tipos de evento, como convenções, lançamentos, inaugurações, seminários, fóruns e festivais, Wilson destacou que as ativações nos eventos vêm crescendo e são um business importante. “O desafio é impactar e surpreender positivamente o público, atingindo várias gerações”, completou.
Também participaram do painel a presidente da Mark Up e conselheira do Comitê de Relações Humanas da Associação de Marketing Promocional (Ampro), Silvana Torres, que falou sobre o marketing de incentivo no âmbito da potencialização da produção e das marcas; e o diretor de Planejamento e Marketing da Riotur, Mauricio Werner, que ressaltou a questão dos destinos, em especial o Rio de Janeiro, lembrando que é preciso suprir o efeito da sazonalidade. Encerrando os painéis, o presidente do Cetur/CNC, Alexandre Sampaio, frisou que o setor de eventos é movido pela força, criatividade e trabalho, exercidos pela iniciativa privada.
O seminário Live Marketing – A Nova Inteligência para Marcas e Cidades é o segundo de quatro eventos da série Turismo – Eventos em Debate. Os próximos encontros da série acontecerão em outubro e dezembro, na sede da CNC/RJ.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)
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