Tainha, uma das grandes estrelas da gastronomia de Florianópolis
A chegada de maio é sempre cercada de muita expectativa por pescadores e por quem aprecia a culinária típica de Florianópolis. Todos com uma pergunta na cabeça: será que vai dar tainha?
A temporada 2018 de pesca artesanal da tainha foi aberta oficialmente no dia 1º de maio e, como sempre ocorre, coincide com a mudança no clima da região Sul, atraindo as tainhas para a região costeira a fim de escapar das águas mais geladas. E quando os pescadores conseguem capturar um grande lanço, a praia toda faz festa. É muito comum que quem estiver na praia ajude a puxar a rede, participando ativamente de um momento muito especial não só para os pescadores, mas para a própria história de Florianópolis. A Praia do Santinho é um dos palcos deste espetáculo, como mostram as fotos desta página.
E depois de garantir a tainha, o desafio é escolher a forma de preparo. Um dos mais tradicionais é a tainha escalada na brasa. Primeiro, o peixe fica por cerca de dois dias numa grade de telas, salgada e no Sol. Depois vai para a churrasqueira e rapidamente fica pronta, muito saborosa para ser acompanhar pelo igualmente tradicional pirão d’água.
Mas existem outras opções para quem aprecia a iguaria dos mares do Sul do Brasil. Uma delas é destaque no cardápio do resort Costão do Santinho. Trata-se da tainha recheada, considerado um prato icônico do Costão, e que acaba por promover o encontro da praia com a Serra Catarinense. Isso porque no seu preparo, o recheio é criado a partir da mistura da própria ova da tainha com o pinhão, destaque da gastronomia de cidades serranas como Lages e São Joaquim.
É uma experiência e tanto, digna de uma Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia, reconhecimento que Florianópolis conquistou em 2014 e desde então faz parte da Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO.
Festival da Tainha no Mercado Público
Além de mexer com a criatividade dos chefs de empreendimentos como o Costão do Santinho, a temporada da tainha já inspirou grandes eventos em Florianópolis. No passado, a Festa da Tainha da Barra da Lagoa era um dos principais eventos culturais e gastronômicos da cidade, realizado à beira da praia.
O mais recente evento em homenagem ao peixe, o Festival da Tainha, acontece pela terceira vez em 2018, no vão do Mercado Público, um dos principais pontos turísticos da Capital catarinense. Que outro lugar seria o mais indicado para celebrar uma das grandes estrelas da gastronomia de Florianópolis? São 13 dias de festival, de 1º a 13 de junho, com diferentes formas de preparar a tainha e também uma ampla programação musical com artistas de Florianópolis, incluindo o Dazaranha, principal banda de Santa Catarina.
Nenhum comentário