Tendências do turismo: O desafio de proporcionar experiências marcantes - Pires Inteligência em Turismo
Customize Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

Tendências do turismo: O desafio de proporcionar experiências marcantes

Tendências do turismo: O desafio de proporcionar experiências marcantes

Para quem atua no ramo de turismo e já está começando a pensar no próximo ano, uma dica: o desafio será se reinventar a cada dia para oferecer aquilo que o turista deseja não só comprar, mas vivenciar.

O recado é de Ricardo Aly, especialista no mercado de turismo, ao falar sobre o tema “Crise: tempo de inovar e diferenciar-se nas vendas”, durante a 46º ABAV Expo, realizada entre os dias 26 e 29 de setembro, em São Paulo. No contexto defendido por Aly, a tendência para 2019 será de atendimento de um turista que busca por experiências marcantes, preferencialmente em grupo. O chamado “turismo de wellness”, em que as viagens tem o propósito de proporcionar bem-estar e saúde, também deverá estar em alta no próximo ano.

Seguindo a linha “mente sã”, pode-se incluir o Turismo de Inspiração. A ideia neste caso é atender a um público com características de fã, que quer fazer roteiros que incluem locais que serviram de cenários para filmes, séries e até videoclipes. Ricardo Aly aponta ainda que será tendência também as viagens com o objetivo de relembrar locais importantes para a história de um casal. Retornar ao local da lua-de-mel para comemorar uma boda é um exemplo desta tendência.

Mercado em desenvolvimento

A respeito do desenvolvimento do mercado de turismo, o evento da ABAV apresentou como uma das principais tendências a diversificação dos canais de oferta e do padrão das experiências de hospedagem, conforme destacado por Bob Santo, secretário de Qualificação e Promoção do Ministério do Turismo. “O cenário de desenvolvimento do turismo acompanha duas grandes revoluções: a da era digital e a da busca pelo valor das experiências”, disse.

O grande desafio, segundo Bob Santo, não é só acompanhar as tendências e nos adequarmos a elas. “É também entender o impacto e efeito disso na vida das pessoas”. Como exemplo, ele cita o compartilhamento de serviços (como UBER, entre outros) que vem conquistando o mercado de todos os setores e que o turismo se renova com base nessas transformações.

Além disso, na avaliação do secretário, as iniciativas de capacitação dos prestadores de serviços turísticos são cruciais para fornecer experiências mais alinhadas a esse novo cenário de demanda qualificada. “Um dos grandes ativos do turismo brasileiro, a hospitalidade, depõe a favor disso”, destacou. “Nós já temos isso no nosso DNA, mas para melhorar a competitividade precisamos olhar hoje para o futuro e responder a ele imediatamente”, concluiu.




Artigo publicado em:
04/10/2018
Categorias:
Turismo
Tags:
, ,



Veja também:

Nenhum comentário

Deixe um comentário

ptenesfr