Despesas e receitas cambiais até aqui
O mês de julho deste ano registrou uma queda de 0,41% nas receitas cambiais referentes aos gastos de turistas estrangeiros no Brasil, de acordo com pesquisa do Ministério do Turismo.
O estudo revela que a receita de julho de 2016 foi de U$$ 466 milhões, enquanto a de julho do ano passado foi de U$$ 468 milhões.
Apesar da queda neste primeiro mês do segundo semestre, os números gerais são positivos. No acumulado do ano, ou seja, de janeiro a julho de 2016 foram gastos, por turistas estrangeiros, U$$ 3,62 bilhões no Brasil, o que corresponde a um percentual de 6,16% superior à receita do mesmo período em 2015, que foi de U$$ 3,41 bilhões.
Já o número de gastos dos brasileiros em viagens internacionais no mês de julho deste ano, U$$ 1,36 bilhões, foi inferior em 18,8% em comparação ao mesmo período do ano passado, cujo valor da despesa foi de U$$ 1,68 bilhões. No acumulado do ano, a despesa cambial também sofreu queda: de janeiro a julho de 2016 foi de U$$ 7,89 bilhões, enquanto no mesmo período em 2015 o valor dos gastos dos brasileiros no exterior foi de U$$ 11,62 bilhões, correspondendo a uma queda de 32,05%.
Ficamos, então, no aguardo do fechamento do balanço deste mês de agosto, quando, durante três semanas sediamos os Jogos Olímpicos e na expectativa de crescimento do percentual de receita referente aos gastos dos turistas internacionais, de acordo com a Prefeitura do Rio, aproximadamente 410 mil visitantes estrangeiros, vindos de mais de 200 países, desembarcaram na cidade maravilhosa no período da Olimpíada.
Por Jeanine Pires, diretora da Pires & Associados – Artigo publicado também no blog Marketing Destinos.
Nenhum comentário