Destinos nacionais sofrem com generalização, indica reportagem do PANROTAS

Destinos nacionais sofrem com generalização, indica reportagem do PANROTAS

destino Rio de Janeiro

A diretora da Pires e Associados, Jeanine Pires, foi uma das fontes consultadas pelo Portal PANROTAS em reportagem onde profissionais do trade apontam que um dos principais fatores negativos dos destinos brasileiros “não são as adversidades que atingem as localidades, mas a maneira generalizada com que o assunto é tratado, gerando uma imagem negativa perante a população”.

Segundo a repórter Janize Colaço, “com a alta do dólar, o turismo doméstico se tornou a única opção viável para muita gente com sede de viagem. Dentre os potenciais turistas brasileiros, cerca de 83% desejam visitar destinos turísticos nacionais, segundo aponta a última Sondagem de Expectativas do Consumidor, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getulio Vargas”.

No entanto, ainda que economicamente atrativos, os principais destinos do País ainda precisam enfrentar fatores negativos para manter o interesse de seus visitantes. Durante o verão, a ameaça de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti é temida por turistas estrangeiros e pelos nacionais. Além disso, a precariedade da segurança pública em alguns Estados e cidades também costuma ser apontada como um dos principais pontos negativos que afastam o público.

[…]

FUGINDO DAS GENERALIZAÇÕES

Para a diretora da Pires & Associados e presidente do Conselho Consultivo da WTM Latin America, Jeanine Pires, as generalizações de fatores negativos podem afetar o Turismo. Segundo ela, em alguns casos, fatos conjunturais, como questões de violência, podem ter um peso maior na escolha do turista de prosseguir ou não com a viagem planejada.

Embora nem todas as ocorrências realmente afetem o corredor turístico, Jeanine ressalta que cabe ao destino esclarecer e informar que não há perigo aos visitantes. “É preciso trabalhar com mais firmeza as ferramentas permanentes de promoção, como as relações públicas e o marketing, que devem, desde já, estarem preparados para esclarecer a situação de normalidade do destino”, afirma.

Ainda segundo ela, apesar de nem todas as ocorrências negativas divulgadas condizerem com a realidade, os destinos como um todo – trade, entidades municipais e governamentais –, mais do que apenas vender uma imagem positiva aos turistas, devem de fato buscar sempre manter a normalidade para os moradores locais. “Afinal, quem melhor para promover ou derrubar um destino que o seu próprio habitante?”, indaga Jeanine.

Veja aqui a íntegra da matéria “Destinos nacionais sofrem com generalização, diz trade“, PANROTAS, 14/02/2017.

 




Artigo publicado em:
14/02/2017
Categorias:
Turismo
Tags:
, ,



Veja também:

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Começar Conversa
Podemos te ajudar?
🔹 Olá, bem-vindo(a) à Pires Inteligência em Destinos!

Sou Jeanine Pires. Me fala como posso retornar sua mensagem de acordo com o que você precisa.
Aguardo ansiosamente para transformar suas ideias em realidades excepcionais!

Equipe Pires Inteligência em Destinos