Eventos científicos como ferramenta de atualização da classe médica
Eventos científicos: Manter-se atualizado é o grande desafio dos profissionais contemporâneos, seja qual for a área de atuação.
Mas, na Medicina, estar por dentro dos avanços da ciência e de outras novidades referentes a cada especialidade é uma necessidade que pode ajudar a salvar vidas. Afinal, os médicos possuem grande responsabilidade ao cuidar da saúde de seus pacientes.
Imagine se, em um caso de vida ou morte o médico não consegue salvar a vida de uma pessoa porque não tinha as técnicas, os conhecimentos ou a prática necessária para salvá-la?
Participar de eventos científicos, como congressos, por exemplo, é de fundamental importância para o desenvolvimento, a reciclagem e a atualização desses profissionais.
Como são muitas as especialidades médicas e, tendo em vista que cursos de pós-graduação levam anos até serem concluídos, os eventos científicos permitem a rápida absorção e o compartilhamento de novos conhecimentos entre os atuantes na área.
Isso tudo tendo em vista a dinâmica evolução de técnicas, descobertas científicas, tanto com relação a novas alternativas de curas, utilização de medicamentos mais modernos, quanto no surgimento de novas doenças.
Zika Vírus
Atualmente temos um bom exemplo de quão rápida deve ser a discussão e o compartilhamento de pesquisas científicas para dar conta de conhecer uma doença e aplicar esse conhecimento com a população necessitada ou de tomar medidas preventivas.
Estamos falando das doenças relacionadas com o vírus zika, que tomou conta dos noticiários no segundo semestre de 2015, com a explosão do número de casos, e em março deste ano foi o tema de diferentes workshops da SBMT – Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Em agosto, o assunto será destaque também no 52º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MEDTROP). Sem a agilidade dos cientistas em estudar os casos e a doença em si, os prejuízos poderiam ser bem piores para a sociedade. http://www.sbmt.org.br/medtrop2016/
Experiências compartilhadas
Além de promover a atualização profissional continuada, congressos e outros eventos científicos costumam movimentar pessoas de toda uma região, um país e, em alguns casos, de diversos locais do mundo, tornando-se uma ótima oportunidade para fazer networking e trocar experiências.
Ao mesmo tempo, como em muitos Congressos da área da saúde o público-alvo não se restringe aos formados em Medicina, mas atinge toda a gama de profissionais atuantes na área (enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, acadêmicos), a troca de experiências de modo multidisciplinar e transdisciplinar acaba sendo uma ótima consequência de eventos com essa característica.
O que motiva os médicos a participar de eventos científicos*:
- A grande quantidade de eventos que são ofertados, nas mais diversas especialidades;
- A abordagem de diversos temas, recursos utilizados; Oportunidade de divulgar sua experiência clínica e científica na forma de apresentação de trabalhos;
- Conferir em primeira mão os lançamentos e as novidades tecnológicas, produtos e serviços do setor;
- Se preparar em apenas algumas horas em oficinas, estudos de caso e palestras com imersão em temas práticos e específicos da medicina;
- Oportunidade de encontrar, trocar ideias e experiências com os especialistas nacionais e internacionais.
*Fonte: Artigo Eventos na Área da Saúde
Nenhum comentário