O impacto econômico dos eventos técnico-científicos em hotéis e resorts

O impacto econômico dos eventos técnico-científicos em hotéis e resorts

O turismo de eventos deve muito do seu crescimento ao trabalho das entidades associativas na realização de eventos técnico-científicos.

Os eventos regionais, nacionais e internacionais promovidos por sociedades técnico-científicas contribuem fortemente para toda a cadeia produtiva, em especial hotéis e resorts, que sentem o impacto econômico deste mercado em expansão com a procura por diárias, a locação dos espaços, os serviços extras, os gastos com alimentação e bebidas e as confraternizações.

Não é por acaso que os eventos têm se tornado uma importante fonte de receita para o segmento hoteleiro. Principalmente porque, em tempos de crise, os brasileiros têm se tornado mais seletivos em relação aos seus investimentos em lazer; revendo planos, escolhendo destinos mais próximos e baratos, quando não cancelando viagens de férias.

Uma agenda de eventos planejada permite ao mercado hoteleiro um equilíbrio nas despesas. O retorno financeiro deste segmento do turismo compensa, por exemplo, a manutenção da maior parte da equipe que atua no estabelecimento na alta temporada, uma vez que praticamente elimina a ociosidade na baixa temporada.

Combate à sazonalidade

eventos técnico-científicos em hotéisA realização de eventos é um forte aliado para os hotéis e resorts no combate à sazonalidade. E, certamente, tem sido a grande motivação para novos investimentos de serviços de hospedagem, mercado no qual o impacto econômico dos eventos acaba sendo mais perceptível. Como a maioria dos eventos ocorre na baixa temporada de lazer, um calendário deste tipo ajuda a manter a taxa de ocupação elevada, além de levar a um resultado financeiro significativo, devido ao perfil diferenciado do turista de eventos – que tem maior poder aquisitivo e gasta em média mais do que o turista de lazer (estimado em US$ 202,67 diários no II Dimensionamento Econômico da Indústria de Eventos no Brasil).

Não é difícil encontrar estabelecimentos que ainda recebem mais visitantes na alta temporada, mas que obtém receitas maiores com o participante de negócios ou eventos. Isso ocorre pois o interesse profissional acaba por ter prioridade no momento de optar entre o turismo de evento e o de lazer,o que não significa que este tipo de turista não possa tirar proveito de sua estadia para também fazer atividades de lazer. E, neste caso, bom para o estabelecimento, que pode incrementar sua receita de duas formas ou perceber duas extensões do impacto econômico dos eventos: a primeira pelo fato do participante querer prolongar sua estadia após o evento (mais diárias, mais gastos extras) e a segunda, por ele ter gostado da estadia durante o evento, decidir voltar sozinho, acompanhado ou com toda a família na temporada de férias.

O que fazer para que o impacto econômico seja maior

eventos técnico-científicos em hotéisResorts ou hotéis com espaços flexíveis para a realização de eventos de todos os tipos e portes têm uma grande vantagem competitiva em comparação com os centros de convenções: o fato de oferecerem não só o espaço e a infraestrutura para eventos como também a hospedagem e diversos atrativos para participantes e seus acompanhantes, tudo num mesmo local. Isso reduz tempo e despesas com deslocamento e ajuda no fechamento de negociações de pacotes, o que torna a escolha para a entidade, instituição ou organização muito mais vantajosa, facilitando a concretização do negócio para o estabelecimento.

Ainda assim, é um desafio manter e encontrar formas de ampliar a agenda de eventos. Para um bom início é necessário prestar um serviço de qualidade. É recomendado também aprimorar a captação de eventos com mais treinamento da equipe e proatividade. Convenções, cerimônias e encontros “não caem do céu”, como gostam de ressaltar os especialistas. Por este motivo, é imprescindível contar com o trabalho de uma consultoria especializada, como a Pires e Associados, para atuar como representante comercial do hotel ou resort no mercado. Ter a colaboração de uma consultoria com expertise e conhecimento de mercado é um reforço que pode ser decisivo na disputa com outros destinos-sede.

É indispensável ainda um relacionamento cada vez mais próximo entre fornecedores de serviços de hospedagem com as sociedades científicas. Como já mencionado, as entidades são protagonistas no setor de eventos e com toda razão exigem cada vez mais profissionalismo de seus fornecedores.

Captação de eventos

eventos-cientificos-hoteisNunca é demais lembrar que é preciso trabalhar constantemente de forma muito antecipada. Por essa razão, estar sempre atualizado sobre regras e cronogramas de candidaturas é obrigação para o time de captação da rede hoteleira. Deixar passar qualquer detalhe na proposta ou perder prazos é perder dinheiro.

Além disso, para avançar no mercado e captar mais eventos, é preciso estar atento às sociedades científicas. Para isso, é importante manter contato com dirigentes (por informativos, por telefone, por e-mail e até pessoalmente, quando possível) sempre que houver uma novidade no espaço ou na infraestrutura para este tipo de mercado. Quem sabe assim novas oportunidades possam surgir para aumentar o impacto dos eventos nas receitas do hotel/resort.




Artigo publicado em:
28/07/2016
Categorias:
Hotelaria e Eventos
Tags:
,



Veja também:

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Começar Conversa
Podemos te ajudar?
🔹 Olá, bem-vindo(a) à Pires Inteligência em Destinos!

Sou Jeanine Pires. Me fala como posso retornar sua mensagem de acordo com o que você precisa.
Aguardo ansiosamente para transformar suas ideias em realidades excepcionais!

Equipe Pires Inteligência em Destinos