Os países que mais influenciam positivamente
O World Economic Forum (WEF) divulgou em sua conta do Twitter, a lista mais recente dos 12 países com maior influência positiva no mundo. O estudo de 2017, elaborado pela Ipsos Mori (especialista em pesquisas de opinião e marketing), entrevistou 18 mil pessoas em 25 nações.
O Canadá é visto como o melhor exemplo, com 81% dos entrevistados afirmando que o país tem uma influência positiva nos assuntos mundiais. Austrália e Alemanha completam os três primeiros.
A classificação de “aprovação” dos EUA caiu 24 pontos percentuais desde a pesquisa do ano passado, indo para a 9ª posição, tendo a afirmação de 40% dos entrevistados de que a influência exercida pelo país é positiva.
Na Europa, UE e o Reino Unido são vistos como tendo uma influência positiva para 57% dos entrevistados. Israel e Irã estão na parte inferior do ranking, com apenas 32% e 21% das pessoas, respectivamente, observando sua influência global de forma positiva.
O Brasil não aparece na lista divulgada pelo WEF, porém uma pesquisa deste ano da GlobeScan, da BBC, com objetivo de analisar a percepção global a respeito de países, constatou que 38% dos entrevistados considera o nosso País como uma influência positiva, 6 pontos percentuais a menos do que a última versão do mesmo estudo, em 2014.
Muito provavelmente a queda no percentual está associada ao momento de fragilidade política que o Brasil tem atravessado.
Nessa pesquisa, o Canadá também puxa a fila, com 61% dos entrevistados considerando o país como influência positiva no planeta. No ranking geral da GlobeScan, o Brasil ficou em oitavo lugar em termos de percepções positivas, perdendo uma posição em relação a 2014.
Seguimos acompanhando.
Por Jeanine Pires, artigo publicado também no blog MKT Destinos
Nenhum comentário