Turismo: as propostas dos candidatos à presidência
Com a aproximação do período eleitoral, decidimos trazer os projetos para o turismo dos principais candidatos à presidência do Brasil.
Para essa finalidade, fomos atrás dos planos de governo dos cinco candidatos com mais intenções de voto, segundo a pesquisa XP/Ipespe, realizada entre os dias 13 e 15 deste mês. Veja abaixo (os nomes estão em ordem alfabética):
Ciro Gomes (PDT)
Planeja o desenvolvimento do turismo sustentável e informa que o turismo será estimulado para contribuir com o crescimento da economia brasileira e da geração de empregos.
Geraldo Alckmin (PSDB)
Propõe o favorecimento do empreendedorismo no setor turístico através do crescimento da indústria 4.0, da economia criativa e da indústria do conhecimento. Também comunica que pretende priorizar políticas que permitam às regiões Norte e Nordeste se desenvolverem plenamente neste segmento.
Jair Bolsonaro (PSL)
Em segundo lugar nas pesquisas de intenções de voto, o candidato não apresenta proposta específica para o setor turístico em seu plano de governo.
Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Ressalta a importância do setor turístico, apresentando informações variadas sobre o impacto positivo do turismo no Brasil. Aponta as deficiências, enxergadas por ele, no segmento e lança suas propostas de melhoria. As principais são: aumentar recursos para a promoção do Brasil no exterior e usar o marketing digital como ferramenta; fomentar a concorrência e melhorar a infraestrutura das estradas, aeroportos e portos; qualificar trabalhadores para este segmento; buscar parcerias para a obtenção de financiamentos externos; estimular a participação das lideranças empresariais do setor.
Marina Silva (Rede)
Em seu plano de governo, a candidata traz alguns dados sobre a área do turismo no Brasil e no mundo e destaca a importância da área na geração de empregos e, consequentemente, na economia. Também apresenta os pontos fracos e fortes do turismo no Brasil e expõe seus planos para o setor. Entre os pontos a serem destacados estão: estimulação da capacitação permanente de mão de obra, articulação da cadeia do turismo com outras cadeias produtivas, fomentação de programas de divulgação interna e externa de destinos turísticos, criação de parcerias com municipalidades para conservação e melhorias de equipamentos turísticos, investimento em projetos de infraestruturas e promoção de um programa integrado de turismo sustentável.
Nenhum comentário