Lideranças do setor de Turismo e Eventos apontam as perspectivas para 2017

Lideranças do setor de Turismo e Eventos apontam as perspectivas para 2017

Um panorama sobre o “Estado da Indústria de Eventos e Turismo no Brasil – 2017” foi apresentado por experts do setor em depoimentos para o Portal Eventos sobre os principais temas de destaque no ano de 2016 e apresentação das perspectivas para 2017. Anita Pires, diretora da Pires e Associados, diretora do For/Eventos e ex-presidente da ABEOC Brasil e membro da Academia Brasileira de Eventos e Turismo foi uma das entrevistadas.

1. O que mais impactou a indústria de eventos nos últimos 12 meses?

ANITA PIRES – Percebemos que o maior impacto foi causado pela crise política e econômica.
a. Os congressos tiveram uma diminuição de até 30% nas adesões e nos eventos corporativos, empresas suspenderam muitas convenções.
b. Faltaram investimentos em tecnologia e inovação causados, em parte pela crise.
c. Os investimentos em infraestrutura ficaram estagnados (com exceção das Olimpíadas).
d. As políticas públicas não tiveram nenhum avanço.

 

2. Quais as perspectivas da indústria no biênio 2017/18?

ANITA PIRES – Não vemos avanços significativos pois a crise política e econômica continuará. Talvez com algum crescimento.

 

3. Se você pudesse mudar um aspecto na indústria de eventos e turismo, o que seria?

ANITA PIRES – Se pudesse daria um grande impulso nas parcerias público privadas, trabalharia a qualificação do setor e seus dirigentes. Exigiria do poder público mais investimentos no setor e maior seriedade com a Indústria que mais cresce no mundo.

 

4. O que você gosta mais na indústria de eventos?

ANITA PIRES – O que mais me encanta nesse mercado e o potencial de transformação do mundo.

 

5. Qual é o maior problema de nossa indústria?

ANITA PIRES – A meu ver é a incapacidade da cadeia produtiva de entendimento do potencial e a força que possui se estivessem em rede.

 

6. Qual o desafio mais significativo que acredita irá enfrentar nos próximos anos?

ANITA PIRES – A crise política, econômica e de valores.

 

7. Profissionais de eventos devem prestar atenção extra para as questões sociais, sustentabilidade, segurança etc.?

ANITA PIRES – Sempre! Ou cuidamos do planeta, das pessoas e das cidades ou sucumbimos.

 

8. Qual será a próxima “grande sacada” em eventos?

ANITA PIRES – Ainda é a inovação.

 

9. Que inovações tecnológicas você acredita que irão impactar a indústria nos próximos anos?

ANITA PIRES – Adoção de equipamentos de alta tecnologia, qualificação dos técnicos e profissionais e repensar a dinâmica dos eventos.

 

10. Que novas competências devem aprender os profissionais de eventos?

ANITA PIRES – Um olhar atento para o mundo, cada vez mais profissionalização e prestar muita atenção no que pensa seu cliente.

 

Lideranças da Indústria

No total 26 profissionais responderam às perguntas do Portal Eventos: Adenauer Góes – secretário de Turismo do Pará, membro da Academia Brasileira de Eventos e Turismo; Ana Claudia Bittencourt – presidente da ABEOC Nacional; Anita Pires – diretora do For/Eventos, ex-presidente da ABEOC Nacional e membro da Academia Brasileira de Eventos e Turismo; Bruno Omori – presidente da ABIH/SP e vice-presidente da ABIH Nacional; Célio Ashcar Junior – chairman da Ampro e diretor a Aktuellmix; Celso Antunes – diretor da Hype Eventos e Ativação de Marca; Chieko Aoki – presidente da Blue Tree Hotels e membro da Academia Brasileira de Eventos e Turismo; Circe Jane Teles da Ponte, presidente do Sindicato das Empresas Organizadoras de Eventos e Afins do Estado do Ceará (Sindieventos/CE); Darlene Lofare – diretora da Gauche Promoções e Eventos; Eduardo Sanovicz – presidente da ABEAR, ex-presidente da Embratur e membro da Academia Brasileira de Eventos e Turismo; Elza Tsumori – presidente do For/Eventos, ex-presidente da Ampro e membro da Academia Brasileira de Eventos e Turismo; Fernando Guntuvitch – presidente da The Group; Gaetano Lops – CEO da GAEL – Grupo de Ativação e Experiências Live; Julio Urban – CEO da Idealiza Eventos; Luigi Rotunno – presidente da ABR Associação Brasileira de Resorts; Marcio Carvalho – diretor da Onze Marketing & Comunicação; Mari Viana – diretora da Biblioteca de Ideias Eventos e Estandes Ambientalmente Corretos; Mauricio Cavichion – presidente a ABEOC/RS; Mauricio Magalhães – diretor da Agência Tudo; Natasha de Castro Caiado – VP Strategic Planning da Wish; Rodrigo Cordeiro – presidente da MPI e diretor da MCI Group; Roland de Bonadona – presidente a Câmara de Comércio França-Brasil (CCFB), sênior advisor na ACCOR South America e membro da Academia Brasileira de Eventos e Turismo; Sergio Medina Pasqualin – presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, ex-diretor do Expo Center Norte; Toni Sando – presidente executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau e membro da Academia Brasileira de Eventos e Turismo; Varinia de Moraes Cantaux – diretora da Red Star Events do Brasil; Wilson Ferreira Junior – presidente da Ampro e diretor da Agência Etna.

Clique aqui para ler a íntegra da reportagem especial O Estado da Indústria de Eventos e Turismo no Brasil – 2017




Artigo publicado em:
08/02/2017
Categorias:
Turismo
Tags:
, ,



Veja também:

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Começar Conversa
Podemos te ajudar?
🔹 Olá, bem-vindo(a) à Pires Inteligência em Destinos!

Sou Jeanine Pires. Me fala como posso retornar sua mensagem de acordo com o que você precisa.
Aguardo ansiosamente para transformar suas ideias em realidades excepcionais!

Equipe Pires Inteligência em Destinos