Turismo inteligente: Com tecnologia, destinos atendem visitante hiperconectado

Turismo inteligente: Com tecnologia, destinos atendem visitante hiperconectado

Proporcionar experiências marcantes ao turista tem incluído cada vez mais ferramentas tecnológicas. Isso atende a um perfil hiperconectado, reforça vínculos e amplia o alcance dos diferenciais de cada destino turístico.

Um exemplo do chamado “turismo inteligente” é a implementação dos chamados beacons, serviço de notificação automática que envia informações para visitantes sobre locais, serviços eventos e curiosidades do destino. Ações como essa reforçam a interação do turista com os destinos com o auxílio da tecnologia desde o planejamento da viagem até o compartilhamento da experiência pelas redes sociais.

De acordo com dados publicados no blog do Sebrae/SC, a respeito da influência digital no turismo, 85% dos viajantes brasileiros possuem acesso à internet, totalizando 53,6 milhões de viajantes conectados. Somado a isso, 1 bilhão de buscas relacionadas com viagens foram feitas feitas no Brasil em 2017, a grande maioria (56%) via smartphone e tendo as seguintes características:

– Sente-se seguro nas compras online
– Tem preferência por dispositivos móveis
– Está aberto a novas experiências/vivências
– Prefere visitar lugares bastante frequentados pelos residentes locais
– Quer fazer parte da rotina do destino
– Faz uso da internet em todos os momentos da viagem
– Faz pesquisa sobre informações e serviços sobre o destino durante toda viagem
– Compartilha tudo mesmo após o fim da viagem

Destinos preparados
É para este turista hiperconectado que os destinos precisam atender atualmente. Para isso, de acordo com o Ranking Connected Smart Cities 2018, principal estudo sobre Cidades Inteligentes, para despontar no turismo inteligente, os destinos precisam investir em:

– Espaços turísticos inovadores
– Tecnologia de ponta
– Valorização do capital humano
– Promoção do desenvolvimento sustentável
– Oferta de experiências memoráveis aos turistas
– Ambiente favorável aos pequenos negócios de turismo
– Presença dos empreendimentos turísticos no mundo digital
– Ocupação criativa de espaços públicos
– Sustentabilidade dos destinos turísticos
– Aproximação entre os elos da cadeia de valor, incluindo empresas de outros segmentos

Com informações do blog do Sebrae/SC




Artigo publicado em:
14/02/2019
Categorias:
Turismo
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